Gatos pretos, azar é de quem não tem!

terça-feira, outubro 31, 2017

No último dia do mês de outubro é comemorado o Halloween. A data é muito lembrada em países como os Estados Unidos, por exemplo. Além de abóboras e fantasmas, outro símbolo é associado à festa: o gato preto.

E não é de hoje que o felino faz parte do imaginário popular como um animal que traz azar. O gato preto já foi personagem em filmes, séries e contos de suspense e terror, como o Gato Preto de Edgar Allan Poe. Mas você sabe de onde surgiram esses rumores?

Na idade média, os gatos de pelagem escura eram considerados bruxas disfarçadas. Em época de caça às bruxas, cruzar com um felino negro poderia trazer má sorte, já que os animaizinhos eram associados à magia negra e às trevas.

Mas, talvez, não sejam apenas rumores. Em 2016, uma pesquisa do Hospital de Long Island College, em Nova Iorque, revelou que donos de gatos pretos têm mais chances de contrair alergias graves do que os tutores de gatos de pelagem clara. O veterinário Pedro Ferraz discorda dos resultados da pesquisa e afirma que não vê lógica na afirmação. “As reações alérgicas são desencadeadas por antígeno e anticorpo. Portanto, a coloração da pelagem não seria causa para desencadear processo alérgico”, diz Ferraz.

Então relaxe e não se assuste caso encontre um deles por aí nesse Halloween!


  • Compartilhar:

1 comentários

  1. Azar é um gato preto cruzar com um humano ignorante! Isso sim é azar. Só acho

    ResponderExcluir