A importância da castração para cães

terça-feira, novembro 14, 2017

Engana-se quem pensa que a castração é um procedimento cirúrgico que apenas previne a reprodução. O método melhora a qualidade de vida do animal e ainda previne doenças como o câncer de mama e a piometra, infecção resultante do acúmulo de bactérias no útero de cadelas. Além disso, ameniza comportamentos problemáticos, como agressividade e o ato de urinar em local impróprio, que podem apresentar  uma significativa melhora. 

A castração é a retirada dos testículos, no caso de machos e úteros e ovários, no caso de fêmeas. Antes de se pensar em realizar o procedimento em seu cachorrinho, é importante checar sua saúde. Para isso, leve seu bichinho para fazer alguns exames. É importante verificar riscos de anemia, infecção, possíveis problemas no coração, nos rins e no fígado.

A operação é considerada simples e o animalzinho, na maioria das vezes, pode ir pra casa cerca de 24 horas após. O tempo de duração do pós-operatório é de duas semanas. Durante esse período, ele deve sempre utilizar o chamado colar elizabetano, que o impede de coçar e lamber a região. É importante, para a recuperação do seu companheiro, sempre verificar pelo menos duas vezes ao dia seus pontos. Siga as recomendações dadas pelo veterinário, incluindo remédios e dieta.

Dessa forma, seu amigão vai viver mais e com maior qualidade de vida!





  • Compartilhar:

0 comentários