Como cuidar da higiene do seu porquinho-da-índia

sexta-feira, maio 11, 2018

A higiene é um assunto muito importante se tratando de qualquer pet. A falta de higiene pode causar muitos problemas de saúde. Os porquinhos-da-índia limpam-se frequentemente se lambendo, como os gatos, e gostam de viver em um ambiente que esteja sempre limpo. O blog da Toca separou algumas dicas sobre como cuidar da higiene desse roedor:


1- Gaiola: limpar diariamente o comedouro e o bebedouro da gaiola do animal, retirando restos de frutas, legumes e verduras. Manter o fundo da gaiola sempre limpo e seco.
2- Escovação: os porquinhos de pelagem longa necessitam de escovação frequente para evitar que os pelos embaracem e fiquem sujos. Já os porquinhos de pelagem curta necessitam de escovação semanal para retirar os pelos soltos.
3- Banho: pode ser dado em casa ou em pet shop. Porquinhos de pelagem longa precisam de banhos frequentes, enquanto os de pelagem curta raramente terão de tomar banho.
4- Tosa: os porquinhos de pelagem longa precisam ser tosados para evitar muita sujeira e a umidade da urina nos pelos.
5- Unhas: quando muito grandes, podem causar ferimentos e dificuldade de caminhar no bichinho. As unhas precisam ser cortadas mensalmente. Peça orientação para o veterinário sobre como cortá-las.

  • Compartilhar:

2 comentários