Saiba como cuidar da sua tartaruga durante a hibernação

quinta-feira, maio 31, 2018

Sua tartaruga hibernou e você não sabe o que fazer? Fique tranquilo. Reunimos dicas para que você saiba lidar com seu bichinho durante este período.
A primeira informação que você precisa saber é que nem toda espécie hiberna. Essa necessidade é menos comum entre aquelas de clima quente. Entre as tartarugas domesticadas também não é frequente entrar em hibernação. Mas, apesar dessa condição não ser necessária, ela aumenta as chances de procriação.

Para ficar atento aos cuidados do seu bichinho, aqui vão três dicas:

1. Avalie se sua hibernação é necessária ou recomendável
Descubra a espécie da sua tartaruga e leve ao veterinário para saber se o animal está saudável. Caso ele esteja doente, a hibernação não é recomendável, pois durante esse estágio a imunidade tende a baixar, prejudicando o animal.

2. Saiba como o seu animal deve hibernar
Tartarugas aquáticas podem hibernar ao ar livre, desde que fiquem em uma área segura e que o clima não congele a água.
Tartarugas terrestres e semiaquáticas podem hibernar tanto dentro quanto fora de casa. Se o animal viver ao ar livre, reagirá às mudanças de temperatura e de intensidade da luz solar, entrando instintivamente em hibernação. Por outro lado, se vive num ambiente fechado, ele só hibernará se tais mudanças forem simuladas.

3. Prepare-se para a hibernação
Acompanhe o peso do seu pet e, antes da hibernação, substitua alguns itens de sua alimentação por outros mais ricos em vitamina A e fibras. Deixe o animal em jejum por algumas semanas antes de ele hibernar, mas mantenha-o hidratado.
Lembre-se sempre de conversar com o veterinário para decidir sobre o local em que o animal irá hibernar. Para não correr riscos, tire todas as suas dúvidas com o profissional.


  • Compartilhar:

0 comentários