Raça Pug e as raças mais populares do Brasil: o que você precisa saber sobre elas?

segunda-feira, agosto 20, 2018



Raça Pug, Shih-Tzu e Yorkshire são as raças mais populares do Brasil. E como você sabe, cada raça de cachorro tem os seus cuidados específicos, que permitem uma melhor qualidade de vida e longevidade ao seu melhor amigo.

As particularidades são muitas. Por isso, se você é o sortudo dono de alguma dessas raças, é necessário ficar atento às principais curiosidades de cada um.

Tudo sobre a raça Pug



A raça Pug tem sua origem na China antiga. Na Europa, conquistou popularidade na Holanda e Inglaterra.

A raça é antiga e é definida como “cão de companhia”. Esse nome designa cães que não têm um trabalho específico e que foram domesticadas apenas para ficar junto ao dono - diferente dos cães pastores, por exemplo.

Pugs são muito fiéis aos donos. Além disso, seu temperamento é extremamente sociável e rapidamente se enquadra e adapta a ambientes e pessoas estranhas. É também considerado uma das raças mais dóceis.

Cuidados com a saúde do seu Pug


A raça Pug é muito sensível e precisa de cuidados específicos com a saúde. Seus olhos grandes, rugas na pele e estrutura corporal mais encurtada podem causar diversas doenças, desde obesidade até alergias de pele.

A pelagem da raça deve ser escovada diariamente. Caso contrário, a chance de soltar muito pelo aumenta.

As rugas precisam ser limpas a cada três dias. É essencial que, após a limpeza, elas não fiquem úmidas, se não, há possibilidade de proliferação de fungos e bactérias. Nessa hora, o soro fisiológico é seu melhor amigo.

Tudo sobre a raça Shih-Tzu



A raça Shih-Tzu também tem a sua origem em terras chinesas, tendo sido uma das mais apreciadas no país. Assim como os Pugs, também são classificados como cães de companhia.

O temperamento do raça é alegre e extrovertido. Esses cães se dão muito bem com crianças e estão sempre dispostos a brincar. Por outro lado, são teimosos e difíceis de educar.


Cuidados com a saúde do seu Shih-Tzu

Shih Tzus são cães braquicefálicos - ou de focinho achatado. Isso significa que são propensos a problemas respiratórios, desde roncos até infecções.

Seus ouvidos também merecem atenção, já que necessitam de limpeza regular. Caso contrário, podem inflamar ou ter infecções mais sérias, acumulando bactérias e fungos.

O pelo da raça deve ser escovado diariamente. Sua tendência à obesidade requer caminhadas regulares - ou brincadeiras dentro de casa.

Não precisam realizar grande esforço físico. Um rápido passeio já satisfaz suas necessidades.

Tudo sobre a raça Yorkshire



Ao contrário das duas raças orientais acima, o Yorkshire tem a sua origem na Inglaterra. Sua expansão alcançou, principalmente, os países da América do Norte.

A raça tem personalidade forte. Pode ser bem teimoso e agressivo com outros animais e também pode latir bastante. No entanto, a raça é uma das mais inteligentes e pode ser facilmente adestrada para melhorar o comportamento.

Esses pequeninos adoram crianças, são dóceis e amam brincadeiras. Também amam atenção da família e podem desenvolver problemas emocionais se ignorados por longos períodos de tempo.

Cuidados com a saúde do seu Yorkshire


Os cães da raça Yorkshire tendem à hiperatividade. Por isso, precisam ser ocupados com brincadeiras, treinamento e exercícios. Do contrário, seus sapatos e móveis poderão ser as vítimas do seu melhor amigo.

Evite carregar seu Yorkshire sempre no colo. Por quê?

Além de trazer malefícios para a coluna, com risco de entortamento, ainda podem entender que são superprotegidos. Isso faz com que o cão comece a adotar um comportamento mimado e agressivo.

Quanto à higiene, a raça precisa de banho a cada 2 meses e escovação diária.

Não costumam ser tão propensos a doenças físicas como o Pug e o Shih-Tzu, mas você deve ficar atento para sua saúde emocional e gasto de energia.


_______________________________________________________________________________________
Toca de Aluguel é uma startup que faz o intercâmbio entre cuidadores e tutores de pet, dando maiores chances de escolha para o dono do animal. As reservas são realizadas pelo site, onde cuidadores e tutores devem se cadastrar para oferecer/receber todos os serviços oferecidos pela plataforma. Para saber mais, acesse nosso site AQUI.  

  • Compartilhar:

0 comentários