Guia de raças: Descubra TUDO sobre as principais raças de cães do Brasil

sexta-feira, novembro 23, 2018


Por que um guia de raça? Ninguém está excluindo os vira-latas. Pelo contrário, esses são xodós do pessoal da Toca. Mas, por não terem raças definidas, é difícil mapear suas características e comportamento.
Basicamente, os S.R.D são pacotinhos surpresa de amor. Por outro lado, é extremamente importante que você entenda sobre raças. Por quê? Somente conhecendo o temperamento e personalidades do dog você saberá o que esperar.

Qual tamanho determinada raça atinge? É pequena? Grande? Late muito? Pode ficar sozinha? Todas essas perguntas são importantes e contribuem para que as pessoas conheçam melhor seus pets. O resultado: menos cães abandonados…



Guia de raças: os pequenos mais amados do Brasil


1 - Pinscher




Muita gente acha que esse cão é só nervosismo e tremedeira, mas a personalidade forte do pinscher e seu senso territorialista vão muito além disso. Com sua origem na Alemanha, o pinscher já se tornou o terceiro cão mais popular do Brasil.

Pelagem: curtinho, liso e denso, os pelos do pinscher não exigem tantos cuidados. Costumam cair moderadamente, mas, se houver escovação regular, esse problema poderá ser resolvida - além de deixar a pelagem mais saudável e bonita.

Tamanho: 25 cm a 30 cm

Peso: 4 a 6 kg

Muito mais do que nervosismo e tremedeira: entenda mais sobre o pinscher com o nosso guia de raças!

Saúde: a raça não costuma apresentar nenhum problema clínico grave. A Legg-Perthes é a principal preocupação dos tutores de pinscher. Mas não se assuste pelo nome: ele corresponder a uma luxação na patela.

Personalidade: eles possuem uma personalidade forte dentro de um corpinho minúsculo, então esteja preparado! Pinschers são muito ativos, brincalhões e amorosos. Mas são territorialistas e protetores. Até se dão bem com crianças, mas não têm muita paciência com elas.

Inteligência: a raça ocupa a posição 37º no ranking definido por Stanley Coren. Ou seja: não precisam de treinamentos tão intensivos para memorizar ensinamentos. Por outro lado, precisam de uma rotina fixa para não esquecer o que foi aprendido.

Não deixe o tamanho enganar você: pinschers precisam de exercícios diários


Expectativa de vida: 12 a 15 anos

Exercícios: o pinscher precisa de brincadeiras e caminhadas diárias, mas com intensidade moderada, para não ser sobrecarregado. A alimentação deve ser equilibrada para evitar a obesidade.

2 - Maltês



Esta bolinha peluda é irresistível. Mas você sabia que a raça maltês é a mais antiga raça toys europeia e está entre as mais antigas de todas as raças do mundo? 

Descubra os cuidados com a pelagem do maltês no nosso guia de raças!


Pelagem: o pelo precisa ser penteado a cada um ou dois dias. Pode ser difícil mantê-los sempre brancos. Tosas sazonais são importantes, principalmente nos meses mais quentes.

Tamanho: 20 cm a 25 cm

Peso: 4 a 5kg

Saúde: assim com o pinscher, o maltês não é particularmente vulnerável a nenhuma doença grave. Luxação de patela, comum em raças pequenas, é o risco ao qual deve-se ficar mais atento.

Doce e leal, o maltês é um dos cães de colo preferidos do Brasil


Personalidade: apesar de amar um colinho, ele também tem um lado selvagem e ama correr. É corajoso e rabugento, podendo desafiar cães maiores. A raça costuma ser reservada com estranhos, mas se dá bem com crianças.

Em geral, adaptam-se muito bem a casas e apartamentos pequenos, sendo quieto, gentil e educado. Muitos preferem ficar dentro de casa do que sair ao ar livre.

Inteligência: o maltês está no 59º lugar no ranking de inteligência. No entanto, se você gosta de ensinar truques, esse cachorro pode ser o ideal para você. Ele pode se mostrar um ótimo amigo para competições de agilidade.

Caminhadas diárias são o suficiente para gastar a energia desse cãozinho!


Expectativa de vida: 12 a 14 anos

Exercícios: a impressão é de que a raça possui do excesso de energia, mas caminhadas diárias servem bem como sua principal atividade física.

3 - Buldogue francês



Nós somos o buldogue e a vida é a bola

Com suas origens divididas em três países (França, Inglaterra e Estados Unidos), buldogues franceses são excelentes cães de companhia. Sua carinha fofa e característica divertem as pessoas. É difícil passear com um sem chamar atenção!

Pelagem: precisam limpar as dobras a cada dois dias e logo após o banho. Seu pelo curto não necessita de escovação frequente, podendo ser semanal.

Tamanho: mais ou menos 35 cm
Peso: 8 a 14kg

Raças braquiocefálicas precisam de cuidados redobrados


Saúde: são uma raça braquicefálica (de focinho achatado). Assim, é essencial que seus futuros donos entendam que buldogues franceses não devem viver fora de casa.

Seu sistema de respiração não permite que haja uma boa regulagem de temperaturas. Além disso, a raça não tolera nada bem o calor e tem tendência à obesidade.

Alegres, companheiros e brincalhões: buldogue francês é tudo de bom!


Personalidade: são cães alegres, companheiros, brincalhões e muito inteligentes. Como todas as raças de companhia, eles necessitam, acima de tudo, de contato constante com humanos. Ou seja: nada de deixar seu buldogue francês sozinho por dias!

Não costumam latir muito e, em geral, adaptam-se bem a apartamentos, mas amam ar livre. Também se dão bem com crianças. Quanto à socialização com outros animais, ela deve começar desde cedo.

Inteligência: buldogues franceses estão no 58º lugar do ranking de inteligência. Precisa de treinamentos frequentes para que consiga lembrar todos os ensinamentos.

Fique atento ao excesso de exercícios físicos


Expectativa de vida: 12 a 14 anos

Exercícios: quem tem buldogue sabe a preocupação que é quando eles se cansam demais. Alguns podem desmaiar e há casos de morte por exaustão. Eles não tem focinho pra fazer a troca de calor e são cães muito pesados pra sua estatura.

Guia de raças: as raças médias mais famosas no país!

4 - Poodle


Tão inteligentes que até tocam piano...

Você sabia que o poodle é um excelente caçador de patos e tem ótimas habilidades aquáticas? Não? É, bem diferente da imagem de cãozinho de apartamento que dizem por aí…

Pelagem: deve ser escovado todos os dias. O pelo do poodle não cai quando muda. Ele acaba ficando preso em torno do pelo novo, o que pode causar nós. Os cortes são fáceis de manter e podem ser feitos a cada quatro ou seis semanas.

Tamanho: 35 cm a 45 cm
Peso: 15 a 20kg

Você disse nadar? Esse é o exercício preferido do poodle


Saúde: as principais preocupações da raça dizem respeito a adenite sebácea, torção gástrica e Doença de Addison.

Personalidade: o poodle mantém suas raízes caçadoras. Ama correr e nadar. Se dá bem com todos, embora possa ser reservado com estranhos. É excelente para crianças.

O Poodle Standard - o poodle médio, do qual estamos falando aqui - é considerado muito dócil e de fácil adestramento, sendo indicado para donos inexperientes.

A segunda raça mais inteligente do mundo


Inteligência: nada mais, nada menos do que o segundo lugar no ranking de inteligência. Isso quer dizer que a raça tem um facílimo adestramento e que precisa de exercícios mentais para frequentes.

Expectativa de vida: 10 a 13 anos

Exercícios: precisam de muita interação com as pessoas. Gostam de exercícios físicos e mentais. Poodles Standard precisam de mais exercícios e podem gostar especialmente de nadar.

Schnauzer e buldogue inglês: raças médias populares


5 - Schnauzer




Você sabia que o schnauzer foi usado como cão de guarda durante a Primeira Guerra Mundial? Devido seu temperamento forte e defensor, até hoje é utilizado pelas polícias alemãs e americanas.

Pelagem: precisa de escovação a cada dois dias. A tosa também é importante e é o segredo para manter a saúde do pet no verão.

Tamanho: 45 cm a 50 cm

Peso: 14kg a 15kg

Schnauzer: um cão saudável e resistente


Saúde: requer os cuidados básicos, fundamentais para todas as outras raças. O schnauzer não é suscetível, especificamente, a nenhuma doença. A combinação de higiene e atividade física já cobre todas as necessidades da raça.

Personalidade: a personalidade do Schnauzer é bastante protetora e territorial. No entanto, o temperamento da raça também é dócil e, quando acostumado desde cedo, pode ser mais sociável – principalmente com crianças e outros animais.

Inteligência: muito inteligente, no 18º lugar no ranking de inteligência, o schnauzer é um cão de bom comportamento e extremamente fácil de ser adestrado. Às vezes é teimoso, mas costuma responder prontamente aos comandos dos donos,

Preparado para gastar energia?


Expectativa de vida: 13 a 16 anos

Exercícios: os cachorros da raça schnauzer são conhecidos por serem bastante enérgicos e ativos, por isso devem praticar atividades físicas diariamente, podendo assim liberar sua energia. Corridas são os grandes favoritos.

6 - Buldogue inglês




Baixinho, forte e muito dócil. Este é o buldogue inglês. Mas, apesar de seu temperamento pacífico, você sabia que a raça era utilizada para o propósito cruel de brigas com touros?

Negligência com rugas do focinho pode causar dermatite


Pelagem: Os cuidados com o pelo são mínimos, mas as dobras do rosto (e ao redor da cauda) devem ser limpas todos os dias, assim como todos os cães braquicefálicos - também representados aqui pelo buldogue francês.

Tamanho: 30 cm a 38 cm
Peso: 22kg a 25kg

Saúde: a displasia de quadril é uma das principais preocupações dos tutores da raça. Problemas causados pelo focinho achatado - dificuldade de resfriamento do corpo, roncos e problemas respiratórios - também são grandes preocupações.

Cara de mau, mas um coração gigante: o buldogue inglês


Personalidade: é um dos cães mais amáveis e se dá muito bem com crianças. São moderadamente simpáticos com estranhos. A raça se dá bem com outros animais domésticos.

Inteligência: está no 77º no ranking de inteligência. O buldogue é muito teimoso, por isso, seu treinamento se torna mais difícil. Ensinamentos devem ser repetidos com bastante frequência.

Expectativa de vida: 8 a 10 anos

Exercícios: buldogues tendem à obesidade e amam passar os dias deitados no sofá. Por isso, deve-se sempre estimular a prática de exercícios, mas nada muito pesado ou sob calor extremo. Passeios leves em dias amenos são a solução.

Guia de raças: as raças grandes que conquistaram o Brasil!


7 - Labrador Retriever




Quem não ficou completamente encantado com o charme da raça ao assistir o filme Marley e Eu? No entanto, o labrador conquistou popularidade em 1991, sendo a principal raça da América até hoje.

Pelagem: o pelo do labrador é impermeável, ou seja, não molha facilmente. Além disso, sua pelagem é curta, mas precisa de escovação constante para remover tecidos mortos, principalmente em épocas de troca.

Tamanho: 50 cm a 62 cm
Peso: 25kg a 26kg

A raça mais amada da América


Saúde: tendência à obesidade, displasia de quadril e de cotovelo são as principais preocupações dos tutores da raça.

Personalidade: é devotado, obediente e amável. Se dá bem com crianças, outros cães e animais de estimação. O labrador tem muita vontade de agradar seus tutores e se supera em obediência.

Inteligência: 7º posição no ranking de inteligência. Isso coloca o labrador entre os 10 cães mais inteligentes do mundo. Nada mal, não? Dócil e fácil de treinar, a raça ama exercícios mentais que estimulem seu faro e natação.

O labrador está entre os 10 cães mais inteligentes do mundo


Expectativa de vida: 10 a 12 anos

Exercícios: precisa de exercícios diários, de preferência nadando ou rastreando objetos. Também amam passeios ao ar livre.

8 - Golden Retriever




O golden retriever começou como um excelente cão para caçar aves em regiões montanhosas. Além disso, a raça é uma excelente nadadora e rastreadora, sendo referência em obediência e adestramento.

Pelagem: apesar de longo, seu pelo não costuma embaraçar. No entanto, deve ser escovado, no mínimo, duas vezes por semana.

Displasia de quadril e cotovelo são os problemas mais comuns da raça


Tamanho: 54 cm a 60 cm
Peso: 25kg a 34kg

Saúde: displasia de quadril, cotovelo e catarata são os males que mais afligem os tutores de golden retriever.

Personalidade: o golden retriever é conhecido por sua natureza devotada, amorosa, protetora e companheira. Ele é bastante agitado, por isso, passar um dia inteiro preso ou trancado em apartamento pode fazer com que ele desenvolva problemas de comportamento.

4º lugar no ranking de inteligência canina


Inteligência: 4º posição no ranking de inteligência. Isso faz do golden retriever um cachorro extremamente fácil de treinar, cheio de energia e obediente - apesar de se dispersar facilmente durante o treinamento.

Expectativa de vida: 10 a 13 anos

Exercícios: a raça gosta de lições de obediência desafiadoras, simulações de caça e natação. Passeios em parques e a socialização com outros animais também figuram entre os exercícios preferidos.

O tão temido rottweiler: será?


9 - Rottweiler




A raça, que começou como pastora, é usada, hoje, para as mais diversas funções: desde tracking até cão guarda e proteção. Muitas pessoas temem o rottweiler por considerá-lo agressivo, mas isso é mito. Afinal, tudo depende do adestramento.

Pelagem: o pelo é curto e brilhante, de fácil manutenção. Escovar regularmente para tirar o excesso de pelos mortos é suficiente para deixá-lo bonito.

Tamanho: 56 cm a 63 cm

Peso: 50kg a 60 kg

O rottweiler deve ser socializado desde filhote


Saúde: displasia de quadril e cotovelo - comuns em cachorros de porte grande - e ruptura do ligamento cruzado são os principais problemas dos rottweilers.

Personalidade: o rottweiler é amável e divertido. Um treinamento de obediência adequado e socialização devem ser feitos desde filhote e são extremamente necessários.

A raça é ótima com crianças, porém não devem ser deixados com crianças muito pequenas. Não, não é pela agressividade. Como são cães enormes e poderosos, podem machucar sem intenção, pensando que tudo é brincadeira.

Um dos cães mais inteligentes do mundo precisa de espaço para brincar


Inteligência: 9º posição no ranking de inteligência. Estimular treinos de obediência é essencial. O rottweiler é extremamente inteligente e se sai muito bem em diferentes esportes.

Expectativa de vida: 8 a 10 anos

Exercícios: se você quiser ter um rottweiler, você vai precisar de um bom quintal. Seu cão precisa de um local grande para se exercitar. Essa raça ama passear e deve se exercitar duas vezes por dia, por, no mínimo, duas horas.

Gostou do nosso guia de raças? Então compartilha, curte e comenta!


Não esqueça de ficar ligado no nosso blog e atento ao conteúdo! Nós, da Toca de Aluguel, nos preocupamos em sempre trazer as novidades mais relevantes para todo mundo que ama pets tanto quanto a gente!

Quer se tornar um cuidador? Acesse nosso site e faça seu cadastro! Nossa equipe é composta pelos melhor cuidadores. Não se preocupe, você terá todo o suporte necessário, afinal, somos um time!

Quer saber mais? Clique AQUI e confira!
_______________________________________________________________________________________

Toca de Aluguel é uma startup que faz o intercâmbio entre cuidadores e tutores de pet, dando um maiores chances de escolha para o dono do animal. As reservas são realizadas pelo site, onde cuidadores e tutores devem se cadastrar para receber todos os serviços oferecidos pela plataforma. Para saber mais, acesse nosso site AQUI.

  • Compartilhar:

0 comentários