Como proteger seu cachorro de fogos de artifício?

sexta-feira, dezembro 21, 2018


As festas de final de ano estão chegando. O clima é de comemoração, comilança e alegria… Mas será que todo mundo se diverte tanto assim? Os cães, por exemplo, costumam sofrer muito nesse período de festança. 
E os vilões disso são os fogos de artifício.

Por que os cães odeiam fogos de artifício?

Pense só: se você já se incomoda com o barulho dos fogos de artifício, imagine quem tem uma audição muuuuito mais apurada do que a sua. Esse é o caso dos nossos amigos de quatro patas.

Além disso, cães são animais que prezam pela estabilidade e rotina. Essas explosões, ao contrário, são associadas à desordem pelo animal.

“O que pode acontecer com meu cachorro se eu não protegê-lo dos fogos?”


Infelizmente, os fogos trazem inúmeros malefícios à saúde dos nossos cãezinhos. Primeiro, se um artefato explodir muito perto do animal, ele pode sofrer com dano ao tímpano e ter sua audição comprometida.

Já explosões não tão próximas afetam mais o psicológico, causando fobias que, por sua vez, podem resultar em um comportamento sintomático de ansiedade, tremores, taquicardia, vocalização excessiva (choro, latido) e até mesmo morte.

Tristemente, relatos de tutores contando o mal que os fogos de artifício causaram nos seus pets não faltam…

Como proteger o ouvido do cachorro dos fogos?

Bem, talvez a dica que vamos dar não se aplique exatamente ao ouvido, mas sim ao corpo todo. Você já deve ter ouvido falar da técnica do pano, - o nome correto é amarração Tellington TTouch - desenvolvida por Linda Tellington-Jones, certo?

A técnica desenvolvida pela canadense consiste em amarrar um pano macio e firme ao longo do dorso do animal, pegando as regiões do peito, escápulas, finalizando com um nó na região da coluna.

Por que isso dá certo na hora de proteger seu cachorro dos fogos? Porque gera uma pressão sanguínea saudável, diminuindo tensões e ansiedade. Além disso, o cão associa essa sensação à segurança e tranquilidade.




Imagem: Loli Pet

Fique atento a outras maneiras de proteger seu cachorro dos fogos


Além da amarração Tellington TTouch, você também tem outras maneiras de proteger seu cachorro dos fogos de artifício:


  • Evite ficar com seu cão no colo enquanto ele estiver nervoso devido aos fogos. Ele pode associar sua tentativa de consolo como uma aprovação ao comportamento dele;
  • Não o alimente no período de ansiedade e nervosismo;
  • Coloque algum som mais suportável no cômodo que o animal estiver, como música ou televisão ligada;
  • Coloque brinquedos e desafios à disposição do animal;
  • Se ele preferir se esconder, certifique-se de que o local em que ele está é seguro;
  • Evite que ele tenha acesso a locais potencialmente perigosos, como janelas, portas, portões e piscinas;
  • Tente abafar o barulho fechando portas, cortinas e janelas.

Pronto para proteger seu cachorro dos fogos de artifício e aproveitar as festas de final de ano? Então compartilha, curte e comenta! Afinal, essas dicas podem servir para outros pets.



Obrigada pela colaboração, viu?

Não esqueça de ficar ligado no nosso blog e atento ao conteúdo! Nós, da Toca de Aluguel, nos preocupamos em sempre trazer as novidades mais relevantes para todo mundo que ama pets tanto quanto a gente!

Quer se tornar um cuidador? Acesse nosso site e faça seu cadastro! Nossa equipe é composta pelos melhor cuidadores. Não se preocupe, você terá todo o suporte necessário, afinal, somos um time!

Quer saber mais? Clique AQUI e confira!

Toca de Aluguel é uma startup que faz o intercâmbio entre cuidadores e tutores de pet, dando um maiores chances de escolha para o dono do animal. As reservas são realizadas pelo site, onde cuidadores e tutores devem se cadastrar para receber todos os serviços oferecidos pela plataforma. Para saber mais, acesse nosso site AQUI.

  • Compartilhar:

0 comentários