As 3 doenças FATAIS para os gatos. Fique de olho na saúde do seu bichano!

sexta-feira, fevereiro 08, 2019





Nossos bichanos não estão livres de passarem maus bocados com doenças que atingem especificamente seus órgãos e sistema. Infelizmente, a maioria das doenças tratadas aqui podem ser FATAIS se não forem tratadas imediatamente.
Por isso, fique atento aos sintomas (ou sinais cíclicos, como são chamados) das doenças de gatos mostradas abaixo e, ao menor sinal, corra para o veterinário!

3 doenças de gatos fatais


1 - Raiva felina


A raiva felina é uma doença infecciosa viral que ataca especificamente os mamíferos - cães, gatos, morcegos, humanos… Apesar de ser considerada erradicada no Brasil, o país registrou alguns casos no ano de 2017, o que nos deixe o alerta de sempre vacinar nossos animais domésticos, já que a doença não tem tratamento e só podemos trabalhar com a prevenção.

Além disso, a raiva tem uma mortalidade que bate na casa dos 100%. É isso mesmo: a doença é fatal em quase todos os casos - tanto para nossos pets, quanto para nós mesmos.

Os principais cíclicos da raiva são hidrofobia (medo ou aversão à água), febre, dilatação das pupilas, convulsões e a característica salivação excessiva. Uma curiosidade sobre a doença: ela pode ter dado origem aos contos e lendas sobre lobisomens e vampiros.

Doenças fatais para gatos: cuidado com a HIV felina!


2 - Vírus da Imunodeficiência Felina


Não, não estamos falando sobre o conhecido vírus do HIV, mas sim do vírus da Imunodeficiência Felina: ou FIV. Essa doença atinge diretamente o sistema imunológico dos bichanos, que têm suas defesas corporais drasticamente reduzidas.

Assim, gatos com o vírus da FIV têm uma facilidade bem maior para contrair qualquer outro tipo de doença. A transmissão ocorre principalmente com o contato sanguíneo, causado principalmente por lutas e arranhões entre os pets.

Não há cura, mas um reforço vitamínico e uma alimentação adequada - juntamente com idas regulares ao veterinário - podem garantir ao bichano uma vida saudável.

Doenças de gatos: você já ouviu falar da PIF?


3 - Peritonite Infecciosa dos Felinos, ou PIF


A doença é causada por um coronavírus que ameaça, em sua maioria, filhotes. O lado bom é que apenas alguns dos gatos que entram em contato com o vírus chegam a desenvolver a doença.

Os principais sinais cíclicos são a perda de peso, falta de apetite, inchaço abdominal e dificuldade respiratória (causa por um líquido que se aloja no espaço pleural, que envolve o pulmão). Alguns pets podem até apresentar disfunções neurológicas e motoras.

O inchaço abdominal - também chamado de ascite - aparece em um estágio um pouco mais avançado da doença - e é o que dá o seu nome, já que a ascite ocorre devido à acumulação de líquido no peritônio, localizado no abdômen.

Peritonite Infecciosa Felina Seca e Efusiva


Há dois tipos de PIF: peritonite seca, também chamado de não efusiva (mais grave) e a líquida (mais comum), também chamada de úmida ou efusiva. A principal diferença, é que na peritonite seca não há acúmulo de líquido abdominal, os rins, o fígado e o sistema nervoso central podem ser afetados.

Infelizmente a PIF é fatal na maioria dos casos, já que não há tratamento eficaz e não existem, em território brasileiro, vacinas para a prevenção. O melhor é evitar uma grande aglomeração de felinos para que manter esse coronavírus o mais distante possível.

Gostou das nossas informações sobre as doenças mais fatais para gatos?


Cuide da saúde do seu bichano! Ele vai retribuir com muito amor!

Não esqueça de ficar ligado no nosso blog e atento ao conteúdo! Nós, da Toca de Aluguel, nos preocupamos em sempre trazer as novidades mais relevantes para todo mundo que ama pets tanto quanto a gente!

Quer se tornar um cuidador? Acesse nosso site e faça seu cadastro! Nossa equipe é composta pelos melhor cuidadores. Não se preocupe, você terá todo o suporte necessário, afinal, somos um time!

Quer saber mais? Clique AQUI e confira!


*O conteúdo foi escrito em parceria com o médico veterinário Matheus Fagundes (CRMV 12016)


Toca de Aluguel é uma startup que faz o intercâmbio entre cuidadores e tutores de pet, dando um maiores chances de escolha para o dono do animal. As reservas são realizadas pelo site, onde cuidadores e tutores devem se cadastrar para receber todos os serviços oferecidos pela plataforma. Para saber mais, acesse nosso site AQUI.

  • Compartilhar:

0 comentários