A influência do convívio com animais na vida dos autistas

terça-feira, abril 02, 2019






Ahh nossos pets amados! Além de terem uma ligação espiritual com seus tutores, de desenvolverem laços profundos de amizade e amor com suas famílias e suas presenças terem benefícios comprovados cientificamente para a nossa saúde, eles possuem uma importância gigante na vida de quem tem autismo.

Hoje, 2 de abril, é Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Essa data foi estabelecida em dezembro de 2007 pela ONU (Organização das Nações Unidas) com o foco em alertar a sociedade e poder público sobre a existência e derrubar preconceitos sobre a doença. 

Autismo é um transtorno pertencente a um grupo de doenças do desenvolvimento cerebral - TEA "Transtornos de Espectro Autista". 
Ele acomete pessoas de todas as classes sociais e etnias tendo seu grau de comprometimento de leve ao mais grave.

Possui três características fundamentais: 

- Inabilidade de interação social
- Dificuldade do domínio de linguagem comunicacional / jogos simbólicos 
- Padrões repetitivos ou restritivos de comportamento.

Os espectros do autismo variam seus graus de intensidade indo desde a síndrome de Asperger, onde não há comprometimento de fala ou inteligência, até os mais graves onde se demonstra incapacidade de contato interpessoal, comportamentos agressivos e retardo mental.

Estudos demonstram que a interação com animais de estimação promove a melhora no comportamento dos autistas. Vínculos que não são criados com a família acabam acontecendo com os animais e essa relação de cumplicidade, sem pressões sociais e altas expectativas, criam ambientes propícios para o desenvolvimento mais afável da rotinas das pessoas com o transtorno.

O convívio com os animais demonstra ganhos para a família e para o acometido pela doença sendo possível detectar melhoras na autonomia e autossuficiência. 

Interação desde a infância:  94% das crianças autistas  que vivem com animais de estimação possuem fortes vínculos com eles. Esses animais se tornam grandes companhias e fonte de diversão e diferentes interações. As habilidades sociais que podem ser desenvolvidas são inúmeras ainda mais em uma relação sem julgamentos ou expectativas que podem gerar sensação de frustração. A interação desde a infância se mostrou mais eficiente, quanto mais cedo esses vínculos forem formados maiores as chances de se tornarem fortes e de a presença dos animais surtirem efeitos benéficos para a saúde.

Ter um cão em casa, por exemplo, já muda nossa rotina. Aprendemos a ter horários, criamos hábitos de passeio, brincadeiras, hora da comida e essa rotina é extremamente benéfica para todos.
Crescer com um cão é uma experiência que desenvolve afeto, carinho, atenção e os benefícios para os autistas são ainda mais expressivos:

- Melhora na socialização: os animais se tornam parte da dinâmica social;
- Melhora no envolvimento das famílias: o animal se torna um elo de ligação entre todos da família;
- Redução dos níveis de ansiedade: Convívio com cães diminui o hormônio responsável pelo estresse o que melhora crises e ansiedade.
- Compreensão de atitudes e comportamento: As interações e a comunicação gerada com o animal desenvolve esses laços;
- Geração de Interesse: O animal se torna um foco de atenção e curiosidade o que facilita a comunicação e desenvolvimento de relações;



Além de cães, cavalos também são utilizados com frequência nas terapias com autistas. A Equoterapia é um dos principais tratamentos físicos recomendados para o autismo, sendo o cavalo não apenas um instrumento nas sessões e sim o próprio agente terapêutico transformador.


Andar sobre o cavalo desenvolve o equilíbrio, o cavalgar estimula toda uma relação e o contato com o animal estimula diversos aspectos da personalidade além da relação de confiança do autista.

Não apenas cães e cavalos são responsáveis por trazer esses benefícios, converse com terapeutas, especialistas e descubra que animal e qual personalidade terá mais efeitos positivos para o seu caso.

Não esqueça de ficar ligado no nosso blog e atento ao conteúdo! Nós, da Toca de Aluguel, nos preocupamos em sempre trazer as novidades mais relevantes para todo mundo que ama pets tanto quanto a gente!

Quer se tornar um cuidador? Acesse nosso site e faça seu cadastro! Nossa equipe é composta pelos melhor cuidadores. Não se preocupe, você terá todo o suporte necessário, afinal, somos um time!

Quer saber mais? Clique AQUI e confira!

Toca de Aluguel é uma startup que faz o intercâmbio entre cuidadores e tutores de pet, dando um maiores chances de escolha para o dono do animal. As reservas são realizadas pelo site, onde cuidadores e tutores devem se cadastrar para receber todos os serviços oferecidos pela plataforma. Para saber mais, acesse nosso site AQUI.


Fontes: 
https://medium.com/tismoo-biotecnologia/a-importância-dos-animais-na-vida-dos-autistas-6ad885f84964
https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/autismo/
http://www.blog.saude.gov.br/index.php/promocao-da-saude/53290-dia-mundial-de-conscientizacao-do-autismo
http://portalmelhoresamigos.com.br/taa-pets-ajudam-no-desenvolvimento-de-pessoas-autistas/
https://www.tuasaude.com/equoterapia/

  • Compartilhar:

Você também pode gostar

0 comentários